terça-feira, 13 de abril de 2004

- Dias melhores virão -

    Você acredita em previsão do tempo?
    Pois é, tratando-se de tufões, furacões, sol e até mesmo avalanches, eu até dou um crédito, mas o serviço de meteorologia do Rio de Janeiro deveria começar a expansão do leque de fenômenos climáticos observados no estado. Aqui, além de água e funkeiro, tem chovido muito chumbo.
    Bala, caroço, pipoco, chamem como quiser. Fato é que mesmo que você evite áreas de favela, esses grossos pingos têm vindo acertar até mesmo as pessoas em casa. É triste.
    Quinta-feira passada eu presenciei uma cena que só estou costumado a assistir na CNN ou no Cidade Alerta. Indo de Botafogo para o Recreio dos Bandeirantes, fiz a infeliz, mas lógica opção de pegar a direção de São Conrado passando pelo Túnel Zuzu Angel. É o caminho mais curto, porém nesse fatídico dia tornou-se o mais longo.
    Já no finalzinho do túnel, passa pelo meu carro uma enorme quantidade de carros da polícia, com todo o arsenal para fora e sirenes desligadas. "Opa! Tem algo errado aí!" Em questão de menos de um minuto, a situação se revelaria. A uns 50 metros do fim do túnel sentido Gávea - São Conrado, nós pobres cidadãos e motoristas pagadores de impostos fomos recepcionados por uma cena de guerra civil. Policiais correndo para dentro do túnel, com suas armas a mão, em direção aos automóveis. Só podíamos ouvir o barulho dos tiros e da expressão de desespero dos policiais. Um deles passou por mim, e por ter notado minha expressão pálida, balbuciou algo como: "- Pega esse retorno aqui e volta no sapatinho, que a coisa tá foda aí na frente". Não pensei duas vezes. Sendo o primeiro e seguido por uma outra legião de apavorados pagadores de impostos tivemos que fazer o retorno para tentar alongar o tempo de contribuição para o estado, salvando nossas vidas.
    Conclusão disso tudo é que eu acabei fazendo um trajeto que me levou o dobro do tempo do percurso original, um estresse inédito que me fez reconhecer um apego à vida, e uma revolta imensurável sobre a situação da violência no Rio de Janeiro.
    Não sei não, mas acho que minha perspectiva de vida tá mudando. Estou pensando seriamente em pedir de presente no dia dos namorados um colete à prova de balas; no fim do ano, como presente de aniversário, trocar meu carro 2002 por um blindado qualquer 93. Talvez assim eu consiga passar pelo túnel na próxima vez.
    Alguém já disse pro Garotinho que a brincadeira de polícia e ladrão já saiu de moda?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial