sábado, 31 de julho de 2004

- Sabedorias do Mestre Gambá Cachaceiro -

    Enquanto não termino esta bendita faculdade, sou obrigado a ficar me agarrando à qualquer oportunidade ordinária de se adquirir dinheiro.
    E como todo bom mercenário, para mim não existe trabalho ruim, existe pagamento insuficiente. Neste fim de semana surgiu um desses servicinhos ingratos que pintam somente para esfregar uma grana na sua cara, e debochar do seu último fim de semana das férias.
    É um serviço com ASP, coisa triste, eu sei, mas a remuneração sorri. Um cliente antigo, e possivelmente satisfeito, me procurou na quinta dizendo que vai ter que mudar seu provedor de hospedagem porque vai acrescentar umas ferramentas no site e blá blá blá. Acontece que com a mudança do servidor, o site deixou de funcionar por causa da organização do novo host. Em outras palavras o serviço é basicamente "suja a mão de graxa e põe esse trem rodando".
    E foi através de um e-mail que este cliente entrou em contato comigo, verificando se eu estaria disponível e quanto tempo levaria. Eu como sou o stress personificado, procurei um prazo longo já que eu tinha que reformular toda a forma de acesso ao banco de dados e blá blá blá. Já por telefone, chutei um prazo confortável:
    - Uma semana dá!
    Ele, como bom negociador, respondeu: "Tem como ser feito até segunda-feira? Posso pagar o dobro se for preciso. Preciso de urgência."
    Pensei comigo mesmo: "Para segunda-feira, fica apertado. Vou ter que trabalhar sexta, sábado e domingo. Sem parar provavelmente. Stress total. Que merda!" E ainda lembrando das minhas aulas de empreendedorismo, desenterrei as 3 cartas do negócio: tempo, poder e informação. Assim, acrescentei à decisão: "Tenho tempo, informação e poder. Tenho todas as 3 cartas, mas não tenho dinheiro".     Resposta automática:
    - Fechado. Pode me passar o login e senha de acesso, por favor? Até logo.

    Mas até agora não disse o que isso tem com o funcionário público.
    Na época que eu trabalhei na Prefeitura do Rio, eu também programava em ASP em um sisteminha lá. O gerento do setor era um completo analfabeto em informática. Se você tivesse crédito, ele acreditava em qualquer coisa que você dissesse. Naquela época as negociações eram bem diferentes. Um exemplo para vocês contrastarem com a de cima.
    Gerente:
    - Tem como você adicionar isso, isso e isso na página principal do sistema?
    Eu:
    - Dá.
    - É difícil?
    - É meio complicado.
    - Quando você acha que fica pronto?
    Aí, eu pensava: "Bom, isso é simples. Isso é fácil. Isso é ridículo... hum... 2 dias".
    Resposta:
    - Uma semana.
    - Ah! Poxa! Uma semana? Tudo isso?
    - É... Tenho que fazer uns testes e tal.
    - Então tá. Pode ser que no fim, role aquele bônus no fim do mês.
    - Ok. Vou começar agora.

    E era assim. Eu fazia tudo em 2 ou 3 dias e passava o resto da semana, chegando mais tarde e ouvindo música na minha baia. O melhor de tudo é que ainda ganhava o meu salário e mais um bônus.
    Saudades...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial